quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CLÁSSICO DO EROTISMO

Relançado livro de Guido Crepax sobe práticas sadomasoquistas. Quem descobriu o lado hardcore do sexo com a trilogia Cinquenta Tons de Cinza vai achar muito oportuno o relançamento de A História de O (L&PM/ R$ 38), HQ do italiano Guido Crepax (1933 – 2003), baseada no romance homônimo da francesa Pauline Rèage
. A HQ foi publicada pela primeira vez no Brasil nos anos 80 e, desde então, estava fora de catálogo. FANTASIA – Crepax nunca escondeu que sempre adorou desenhar sobre a sexualidade humana e costumava dizer que Valentina, sua grande criação, era ele próprio. “Não me sinto de todo adulto do ponto de vista sexual. A minha fantasia corre sempre em direções diversas, mais complexas”, revelava.

Grande mestre das fumetti italianas, com estilo nervoso e refinado, quase cinematográfico de desenhar, Guido Crepax incrementa o original de Rèage avançando para uma estética em que se especializou com as sagas eróticas da fotógrafa Valentina.
Foi em grande parte por causa da obra de Crepax que as histórias em quadrinhos passaram a ser consideradas nona arte na Europa.
(Compilado parcialmente de Correio, Salvador/ Doris Miranda.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário