quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Turma do Xaxado

A TVE Bahia estreou a primeira série de animação 100% baiana, “A Turma do Xaxado” produzida pela Liberato Produções. A série também também foi disponibilizada no Portal do IRDEB – www.irdeb.ba.gov.br – é composta por 26 episódios, com duração de um minuto cada, e passou a fazer parte da  nova faixa de animação da emissora, a “TVE Animadíssima”.


Na estreia, a apresentadora Marília Randam conduziu os telespectadores de todas as idades por um programa especial onde foram exibidos os 26 episódios, mas também uma reportagem produzida pelo Soterópolis, mostrando a biografia do quadrinista Antônio Cedraz, criador das histórias e tirinhas da Turma do Xaxado.
Ter a série “A Turma do Xaxado” no ar é também uma pequena mostra da capacidade produtiva dos baianos que podem mostrar sua competência e criatividade através da carteira de projetos de animação que vem crescendo consideravelmente.
A Turma do Xaxado surgiu em 1998 e conta as aventuras vividas por Xaxado e quatro amigos, em uma pequena cidade do interior nordestino. Essa turminha já circula por todo país por meio de revistas, jornais e livros didáticos publicados pelas maiores editoras nacionais. Agora ganha vida na tela da TVE Bahia e leva a assinatura da Liberato Produções Culturais, que há mais de 38 anos busca produzir projetos genuinamente brasileiros. Entre os trabalhos produzidos pela Liberato estão os longas de animação “Ritos de Passagem” e “Boi Aruá” e o longa “Cascalho”, de Tuna Espinheira. 
É com grande satisfação que vejo a turma do Xaxado ganhar vida através das animações vinculadas na programação da TVE, vez que acompanhei o nascimento desse personagem desde o início, lá em Jacobina, quando o Cedraz ainda trabalhava no Banco Econômico. Posteriormente, já em Salvador, publicamos durante vários anos nos Suplementos Infantis dos jornais A tarde (Caderno Infantil do professor Adroaldo Ribeiro Costa) , Jornal da Bahia (Suplemento Dominical Jobinha) e Tribuna da Bahia (Tribuninha). Eu e o Cedraz publicamos a primeira revista de história em quadrinhos totalmente feita na Bahia, intitulada Lazer. Não tenho palavras para parabenizar ao Araripe pelo excelente projeto, que resgata a boa turminha, formada de personagens nordestinos, com o seu jeito próprio de falar, pensar e agir, traduzindo a cultura brasileira. Para quem não sabe, Xaxado é neto de um famoso cangaceiro que vivia no bando de Lampião.
Cedraz, o grande entusiasta dos quadrinhos baianos, foi um grande irmão e tenho certeza que sua memória foi dignificada através de magníficas animações da TVE, que foram idealizadas com amor, beleza e magia. A palavra que fica é gratidão. Salve Cedraz! Viva a TVE!

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e gratidão por preservar a memória do meu amado irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cedraz foi um grande entusiasta na luta pelos quadrinhos baianos. Ele merece nossos aplausos sempre. Com certeza acompanha as peripécias animadas da boa turminha, a realização de um sonho...

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa e gratidão por preservar a memória do meu amado irmão.

    ResponderExcluir