quarta-feira, 1 de junho de 2016

A história de Saint-Exupéry foi reescrita por Josué Limeira e ilustrada por Vladimir Barros com traços nordestinos

O Pequeno Príncipe agora é moreno, vive na Zona da mata, usa chapéu de cangaceiro e roupa de maracatu. No lugar do rei, aparece uma figura inspirada no reisado – festa muito popular no Nordeste – e, em vez da flor do deserto, é a flor do mandacaru. Os cenários da história são mais áridos, os pássaros são asas brancas.




Uma particularidade, no entanto, é que explica todas essa mudanças no universo clássico e poético criado pelo escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry: o fato de ser contado em versos, como uma boa história de cordel.
A ideia para criar O Pequeno Príncipe em Cordel nasceu há dois anos, a partir do cordelista Josué Limeira. Já experiente no mundo dos cordéis, ele tentou, primeiro, adaptar para versos o início do livro. Quando viu que funcionava, partiu para o desafio de transformar – com a maior fidelidade possível – a narrativa de Exupéry em um novo formato. Josué diz que, embora o livro original já fosse adotado em escolas, o formato do cordel permite que crianças menores se interessem pela história: Os desenhos atraem a atenção dos pequenos. Além disso, eles podem exercitar a oralidade, declamando os versos do cordel.
Além disso, o livro conta também com outros traços e cores. Parceiro de Josué na empreitada, o ilustrador e designer deste JC, Vladimir Barros ajudou a criar um Pequeno Príncipe cheio de toques da cultura e da vida nordestinas.
O AUTOR - Josué Limeira da Silva Júnior, pernambucano, nascido em Recife em 1965, casado, pai de 02 filhos, formado em gestão de TI, funcionário público e cordelista por vocação. Criador do site Cordéis do Amor no Face book, onde escreve seus cordéis para todo o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário