PERFIL




Robério Cordeiro, nascido em Mairí, Bahia em 1956, artista plástico e cartunista de múltiplas atividades no campo da criação. Em Salvador estudou na Escola de Belas Artes da UFBa, graduando-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, especializando-se posteriormente com Pós-Graduação na UFBa, em Estética e Crítica de Arte, além de Publicidade e Propaganda.

Desenhista desde os doze anos, logo cedo trabalhou nas principais agencias de publicidade de Salvador e gráficas como a ABC, Publivendas, Sicla Comunicações, e SENAC/Bahia, tendo sobrevivido como publicitário numa época em que a excelência daquilo que se fazia é que era o diferencial. Retornando logo após ao grafismo continua fazendo ilustrações e cartuns e, como programador visual, criando cartazes, cenografias, logotipos, folders e marcas no Irdeb/TVE, onde trabalha até hoje.

Como cartunista e desenhista de quadrinhos e, contando com a parceria do seu conterrâneo Cedraz, Robério publicou nos anos 70 dois números da revistinha infantil Lazer, a primeira revista de quadrinhos totalmente editorada na Bahia, combinando quadrinhos e passatempos, na qual despontaram personagens baianos muito simpáticos, como a Niquita de Dilson Midlej, a Bartira de Calafange, o Xaxado de Cedraz e a Pintinha, personagem criativa e cheia de vida criada por Robério. Integrou nesse período o grupo Boa Idéia, formado por desenhistas que se reuniam para pensar o cartum na Bahia e participou de exposições ao lado de grandes nomes como Setúbal, Caó, Nildão, Zé Vieira e Lage que viriam a se tornar referência para futuras gerações.

Nos anos 90, junto com o cartunista Lage, criou o Escritório de Desenho e Animação, que funcionou durante dois anos no Bairro da Federação/ São Lázaro/ Salvador, tendo sido responsável pela formação de vários artistas na época.

Ainda como aluno na EBA e paralelo às criações como desenhista, outras atividades colaboraram para a disciplina e o dinamismo que o caracterizariam futuramente como gestor. Na Escola de Belas Artes entre 1980 e 1982, lecionou Desenho I e Desenho Artístico I como Docente Ad hoc, e foi Secretário de Cultura do Diretório Acadêmico da Escola de Belas Artes.

A experiência advinda dessas atividades o levaram, de certa forma, a exercer no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB/TVE o cargo de Coordenador de Artes Visuais por vários anos e participar da Comissão Permanente de Licitações do IRDEB presidindo as principais Concorrências Públicas para a implantação dos estúdios da TVE, bem como a aquisição de equipamentos, torres e sistemas irradiantes. Entre 1985 e 1990 trabalhou como consultor, na área de planejamento gráfico-visual, para a Escola de Administração Fazendária do Estado da Bahia.

Por sua atuação como Coordenador de Artes Visuais no Irdeb/TVE e sua relação com o cartum e a ilustração, Robério foi selecionado pelo CNED (Órgão do Ministério da Educação Nacional do Governo Francês) para trabalhar nas cidades de Vanves, Poitiers e Rennes. Lá, ficou sob a responsabilidade do Office Audio-Visuel da Universidade de Poitiers e foi elogiado pelo diretor do O.A.V., Mr. Marchessou Françoise, bem como pela equipe de artistas gráficos pelo seu desempenho. Com o intuito de aprimorar esse aprendizado, conheceu também as instalações do Futuroscope, o Parque Europeu da Imagem e o Pavilhão da Comunicação Mundial, que foi premiado na exposição Internacional de Vancouver e doado aos franceses pelo Museu das Civilizações de Ottawa.

Atualmente, Robério é professor do Centro de Educação de Adultos da Bahia - CEA, lecionando História da Bahia, Cultura Baiana e promovendo oficinas de arte.

Exerce a função de Analista de Radiodifusão da TV Educativa da Bahia e vêm atuando como designer gráfico em diversos programas da emissora, criando identidade visual para várias peças institucionais, como o Festival de Música Educadora FM, cenários e vinhetas, programação visual para o Carnaval e São João, elaborando capas de DVDs para os programas e documentários, a exemplo da série Bahia, Singular e Plural.

Enfim, o artista, desenhista e cartunista Robério Cordeiro tem realizado em toda sua trajetória, quer seja no desenho ou mesmo gerenciando espaços criativos um trabalho incansável de valorização dos profissionais da arte como um todo.