sábado, 14 de novembro de 2015

LIVROS E PUBLICAÇOES

Os principais jornais baianos deram destaque ao pioneirismo de Lazer, a exemplo do Jornal A TARDE, TRIBUNA DA BAHIA, A PALAVRA e CORREIO DA SERRA (Jacobina), FOLHA DO NORTE e FEIRA HOJE (Feira de Santana), NA ERA DOS QUADRINHOS (fanzine publicado pôr Gutemberg Cruz).
Em meio a uma espessa floresta de revistas do Batman, Superman, Mickey, Tio Patinhas entre outras enlatadas, apareceu a pequenina Lazer.
A importância dessa revista editada e escrita totalmente na Bahia -, cujo título já traduz tudo, é criar no leitor algo que preencha o tempo de maneira agradável, indo mais além, vez que um dos aspectos que os desenhistas como Robério, Cedraz e Péricles e Setúbal estão atentos é o caráter crítico de seus personagem. Eles traduzem a curiosidade e o espanto típico da criança sem recorrer à ingenuidade, a exemplo de Pintinha, que dialoga com Robério Cordeiro, seu autor, que sempre procurou inovar.
Assim, como nas demais manifestações artísticas, cruzam-se varias correntes e direções, das mais tradicionais às mais experimentais. Ocorre com os quadrinhos na Bahia o mesmo espírito de reforma que vem atingindo outras artes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário